Partilha de Registos de Saúde Eletrónicos a nível Europeu centrados no cidadão para uma saúde personalizada
Sobre o projeto
O projeto Smart4Health- CITIZEN-CENTRED EU-EHR EXCHANGE FOR PERSONALIZED HEALTH , visa desenvolver uma plataforma europeia, centrada no cidadão e na gestão dos seus dados de saúde. Esta plataforma permitirá a capacitação dos cidadãos, bem como a prestação de serviços de Saúde de qualidade centrados no doente, uma vez que permitirá o acesso seguro dos cidadãos aos respetivos registos de saúde eletrónicos e a possibilidade de os partilhar além-fronteiras; além disso, fornecerá uma infraestrutura de dados, promovendo pesquisa, prevenção de doenças, saúde e atendimento personalizado, a fim de facilitar a comunicação e a interação entre pacientes e prestadores de cuidados de saúde. Este projeto teve início em janeiro de 2019 e está previsto para terminar em fevereiro de 2023, com um financiamento global de 21.781.120€.
Ao colocar os cidadãos no centro do processo de tomada de decisão dos seus dados de saúde, a RAM, através do projeto Smart4Health, posiciona-se na vanguarda da inovação no domínio da saúde digital, quer através da recolha, acesso e partilha de dados de saúde, e através do desenvolvimento de serviços de saúde personalizados com base nesses mesmos dados.
No âmbito do Smart4Health, a RAM, e concretamente a Secretaria Regional do Turismo e Cultura (SRTC), é um dos principais parceiros na divulgação, teste e validação da plataforma Smart4Health. A UNINOVA é a coordenadora do projeto e uma das responsáveis pela solução de coleta de dados em RAM.
Com este projeto, a RAM, nomeadamente através da participação do SRTC, vai disponibilizar aos seus munícipes e turistas visitantes um pacote de soluções inovadoras na área da Saúde que lhes permitirá recolher dados de saúde a partir de uma formação e/ou check-up de os músculos lombares realizados em um equipamento de extensão lombar (MedX). Prevenir e reduzir a incidência de lombalgia, um aplicativo para coleta de dados de sensores vestíveis e acesso à plataforma Smart4Health para gerenciamento direto de dados (por exemplo, upload de resultados laboratoriais) ou conectado ao hospital regional para gerenciamento automático de seus dados.
O Smart4Health permitirá uma troca entre registros eletrônicos de saúde dos países da União Europeia (UE), conectando os cidadãos à ciência e ao serviço de saúde personalizado. Adicionalmente, este estudo prevê a interoperabilidade, complementaridade e cooperatividade nos perfis atualmente utilizados pelos Estados-Membros e Regiões.
A solução Smart4Health será testada em vários países da União Europeia, nomeadamente Alemanha, Holanda, Itália, Luxemburgo e Portugal, sendo que no caso nacional haverá 2 casos de estudo: 1 continental e 1 insular (RAM).
O caso da RAM é o caso mais abrangente e completo do universo Smart4Health por abranger todo o potencial de uso da plataforma, ou seja, ingestão manual de dados, ingestão automática de dados a partir do uso de dispositivos médicos (máquina MedX), ingestão automática de dados do uso de sensores médicos vestíveis e ingestão automática de dados através da conexão com o hospital regional.
Para atingir este objetivo, a Smart4Health irá desenvolver, testar e validar o protótipo de uma plataforma eletrónica de consulta de registos de saúde entre países da UE.
O Smart4Health permitirá então à RAM, nomeadamente aos seus cidadãos e turistas visitantes, gerir os seus dados de saúde em toda a UE e melhorar adicionalmente a sua saúde, aumentando a sua qualidade de vida e bem-estar geral. A RAM posiciona-se como o grande demonstrador do projeto e a referência europeia para outras regiões semelhantes.
O Citizen Hub é uma aplicação para telemóvel que permite a integração de dispositivos inteligentes tais como bandas de fitness, sensores de postura, relógios inteligentes, solas inteligentes e medidores de pressão arterial. Os dados recolhidos são apresentados ao cidadão de forma a fornecer-lhe informação personalizada da sua atividade, saúde e bem-estar.